Para ver informações do Edinheiro Brasil clique aqui

Para ver informações do Banco Palmas em Fortaleza - CE, continue lendo

Oficinas de Gestores Públicos

Instituto Palmas é a  instituição criadora da metodologia dos bancos comunitários e gestora do Banco Palmas, primeiro Banco Comunitário do Brasil, inaugurado em Fortaleza – CE, em 1998.

Hoje formamos uma rede com mais de 100 bancos, distribuídos em 20 estados do brasil.

No Instituto atuamos como entidade de suporte Nacional para o Programa de Apoio às Finanças Solidárias, com base em Bancos Comunitários, através de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dentre as ações previstas neste convênio, está a organização de Oficinas Nacionais de Formação para Gestores Públicos na Metodologia de Bancos Comunitários, aja visto o grande numero de municípios / governos de estado que têm se interessado por essa temática.

Em linhas gerais, pretendemos mostrar a experiências dos bancos comunitários, principalmente de bancos criados com o apoio de gestores públicos em vários municípios do Brasil, enfocando a criação de leis de apoio à bancos comunitários, o marco legal, teórico e conceitual,  e as ferramentas (instrumentos e passos) para sua implantação.

A Oficina é gratuita e oferece aos participantes  hospedagem, alimentação e translado em Fortaleza (hotel/Banco Palmas/hotel). Passagens aéreas ficam por conta de cada Município/Governo do Estado.

Caso o município / governo de estado tenha dificuldade em viabilizar a passagem aérea para seu representante, poderá apresentar uma carta para justificando essa impossibilidade. A solicitação será analisada pelo Instituto Palmas.

Até agora, aconteceram duas oficinas.

I Oficina de Formação de Gestores Públicos na Metodologia de Bancos Comunitários
Fortaleza – CE, Brasil. 10 e 11 de Maio de 2012.

II Oficina de Formação de Gestores Públicos na Metodologia de Bancos Comunitários
Fortaleza – CE, Brasil. 02 e 03 de Agosto de 2012.