Para ver informações do Edinheiro Brasil clique aqui

Para ver informações do Banco Palmas em Fortaleza - CE, continue lendo

Lançamento do livro

Banco Palmas 15 anos: Resistindo e Inovando

O dia 21 de fevereiro aconteceu o lançamento do livro dos 15 anos do Banco Palmas: “Banco Palmas 15 anos: Resistindo e Inovando“.

O evento, realizado conjuntamente entre o Instituto Palmas e a Universidade Federal do Ceará na Reitoria da UFC, teve início às 18h e contou com palestra do economista e professor Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O tema da fala do pesquisador foi “Para além do microcrédito e do empreendedorismo: finanças solidárias como estratégia de desenvolvimento”.

Professores da USP, PUC e UFC realizaram um proveitoso diálogo sobre os bancos comunitários: “tudo que funciona tem a governaça local”, foi a conclusão. Foi nesse clima de festa que dezenas de ongs, bancos públicos, parlamentares, intelectuais e lideres comunitários lançaram o livro dos 15 anos.

 

 Sobre o livro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro resulta da pesquisa “Banco Palmas 15 anos: Resultados e perspectivas para a superação da pobreza”, realizada pelo Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo – NESOL/USP, contemplando alguns resultados das ações do Banco Palmas na região do Grande Jangurussu, considerada a área de maior concentração de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza de Fortaleza-CE, segundo informações do IBGE e do IPECE.
A pesquisa enfocou os temas do desenvolvimento socioeconômico territorial, da organização comunitária e do controle social, segundo indicadores desenvolvidos pelo NESOL/USP, em parceria com a Universidade de Columbia-NY.
O livro em pauta traz artigos de professores e pesquisadores renomados como Ladislau Dowbor, Paul Singer, Bernard Lietaer, Heloisa Primavera, Eduardo Diniz, Genauto França-Filho, Marusa Vasconcelos, além da apresentação de capa do professor Edgar Morin. Os assuntos versam sobre as temáticas da Economia Solidária, Desenvolvimento Local, Superação da Pobreza, Inclusão Financeira e Bancária e os Bancos Comunitários.
A perspectiva central da publicação é tentar apresentar, em diversos contextos e debates, a importância dos Bancos Comunitários no âmbito das finanças solidárias.

Baixe o livro em pdf AQUI